Alunos da EEIF Ferreira Benício participam do Projeto Jornada Cidadania nas Escolas
Mumbai
Ahmedabad
Foto: Assessoria de
Comunicação
A Jornada Cidadania nas
Escolas é uma tecnologia social desenvolvida pelo Laboratório Herbert de Souza
- Tecnologia e Cidadania (LABetinho) da Coppe/UFRJ. A Jornada promove uma
dinâmica que fortalece o conhecimento e as capacidades dos participantes, por
meio de práticas que valorizam a reflexão, o debate, a organização e a ação,
com foco em: objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); Pesquisa,
interpretação e identificação de questões prioritárias relacionadas aos ODS no local
de origem dos participantes, planejamento e implementação de ações coletivas:
passo a passo, valorização de saberes culturais e tecnologias.
Os desafios desse projeto
consistem em vários aspectos socioculturais nas escolas do município, tais
como: pensar e discutir com sua equipe o que pode melhorar na sua região, tendo
como prioridades, a arborização da nossa escola, os cuidados no interior da
escola, como por exemplo, protetores das futuras árvores. Objetivando essa
prática, uma Palestra de Conscientização Ambiental para todos da escola e
comunidade local será fundamental, como também a ornamentação da parte externa
da escola (muros), buscando expressar mais vivacidade à nossa instituição.
O facilitador do projeto -
Professor Jamil Torquato relata acerca da descrição do debate coletivo, que
desde o início dos esclarecimentos de como procede e quais as finalidades da
Jornada Cidadania nas Escolas - 2018, tivemos como foco pensar ações que
melhorassem o ambiente físico da nossa escola. A ausência de arborização é o
centro dos debates e futuras ações.
Assim, buscaremos envolver
toda a comunidade escolar para que num futuro próximo tenhamos árvores em nossa
instituição. Palestras de conscientização ambiental serão realizadas, no
sentido de que todos se mobilizem e cuidem das mudas das árvores. Bem como de
toda a estrutura da escola. Tivemos ainda como consenso ornamentar os muros
(parte externa) expressando vivacidade e identidade.
A Jornada será desenvolvida
pelas alunas e alunos, funcionárias e funcionários, membros do corpo docente e
outras pessoas relacionadas as escolas de Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º
ano) e do Ensino Médio, organizados em equipes, para a concretização de 5
desafios...
Antes da realização deste
encontro com a equipe, já tivemos um primeiro momento com os alunos que compõem
o comitê mobilizador. Nossa escola conta com 4 turmas do Fundamental II (6° ao
9° Ano, sendo uma turma de cada série) no turno da tarde, onde desenvolvemos a
Jornada Cidadania nas Escolas. A equipe que representa a escola é composta do
facilitador, o prof. Jamil Torquato, e 16 alunos, sendo 4 de cada turma. Neste
encontro foi esclarecida como se dá a Jornada, a finalidade comunitária, os
diálogos que devem ser levantados e a importância cidadã em participar dos
desafios. Tivemos um momento muito proveitoso, com o envolvimento da equipe
buscando entender as regras dos desafios, bem como pensando sugestões para os
próximos encontros.
Estrutura da Escola. Tivemos
ainda como consenso ornamentar os muros (parte externa) expressando vivacidade
e identidade.
Desafio 3: DA IDEIA À AÇÃO:
FAZER UMA AÇÃO COLETIVA NA PRÁTICA
Título da ação: Ação
coletiva para arborizar a E.E.I.F. Ferreira Benício.
A ação coletiva tendo como
finalidade arborizar a sede da nossa escola havia sido programada em encontro
com a Equipe Superação e direção da escola no dia 21/11/2018. A Diretora Geral
Maria Tereza nos deu total suporte para realização desta ação. Toda comunidade
escolar e os alunos do turno da tarde que puderam colaborar estiveram
presentes. Vários alunos e alunas e professores trouxeram mudas e equipamentos
para cavar e plantar. Bem como, tivemos doações de mudas da comunidade local.
Professores, funcionários da instituição e os motoristas dos transportes também
ajudaram a plantar as mudas das futuras árvores.
Programamos que a ação fosse
realizada no começo da manhã do sábado 01/12/18, por volta de 7h. De modo que,
iniciamos a cavar as covas e plantar as mudas na parte externa da nossa escola
e gradualmente realizamos o mesmo procedimento em todo o entorno da
instituição.
Percebemos o envolvimento de
todos neste propósito. Finalizamos com um breve depoimento do Técnico da
Jornada Weggles Araújo, enaltecendo a mobilização e comprometimento da Equipe
Superação, do Facilitador, da direção na pessoa da senhora Maria Tereza, bem
como o empenho da comunidade escolar presente nesta ação coletiva. O senhor
Weggles Araújo também destacou que o propósito da Jornada, motivar e
internalizar ações cidadãs foram alcançados com êxito nesta manhã de sábado.
Facilitador: Prof. Jamil
Torquato
Comitê mobilizador: Leticya
Barbosa Torres (6º Ano U); Francisco Gabriel da Silva (7º Ano U); Maria Luinara
Barros da Silva (º Ano U); Maria Valesca da Silva Feitosa (9º Ano U).
EQUIPE: Superação
6° Ano U - Leticya Barbosa
Torres Maria Rita Bandeira, Mariana dos Santos Silva, Jordyan Justino Rodrigues
e Beatriz de Souza Sales.
7° Ano U - Francisco Gabriel
da Silva, Claudiana Pessoa Leite de Araújo, Maria Vitoria dos Santos Souza,
Mayara Machado Pereira e Priscilla Tavares Sampaio.
8° Ano U - Maria Luinara
Barros da Silva, Mirelly Torres de Araújo, Joyce Maria Leal Leite e Francisco
Carlos da Silva Honorato.
9° Ano U - Maria Valesca da
Silva Feitosa, Emili Tayná Rodrigues da Silva, Juliana da Silva Mendes e
Francisco Gabriel de Jesus Pereira.
Assessoria de Comunicação
Tags:
Aurora
