ZoyaPatel

Aurora registra precipitação de 39 mm em 24 horas e Açude Cachoeira atinge 100% do seu volume total

Mumbai


Foto: Henrique Macêdo/Vídeo: Redes sociais

A sede do município de Aurora foi alvo de uma precipitação significativa de 39 mm entre as 7h de domingo (14) e as 7h desta segunda-feira (15), de acordo com dados fornecidos pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Além da sede, outros locais também foram impactados pelas chuvas, com destaque para o Sítio Terra Vermelha, registrando 19 mm, o Sítio Tipi com 18 mm e Agrovila com 14.2 mm. A Funceme ainda está processando informações pluviométricas de outras localidades do município.

Segundo a Funceme, as precipitações são resultado da atuação das áreas de instabilidades provenientes do leste do Nordeste do Brasil, do Oceano Atlântico e da proximidade da ZCIT, que atualmente encontra-se em torno de 1°S. Além disso, efeitos locais, como a atuação do sistema de brisa, interação dos ventos com o relevo, temperatura e umidade elevadas, também contribuíram para as chuvas.

As previsões apontam que as chuvas devem persistir em todo o território de Aurora entre hoje (15) e amanhã, terça-feira (16). As temperaturas devem variar entre 23°C e 32°C, com umidade relativa do ar entre 56% e 62%. Os ventos devem permanecer com velocidade entre 5 e 7 quilômetros por hora.

Açude Cachoeira atinge 100% do seu volume total

O Açude Cachoeira, localizado em Aurora, na Região do Cariri, atingiu neste domingo (14) 100% do seu volume total, de acordo com dados da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh).

Situado na Bacia do Salgado, o Açude Cachoeira tem capacidade para armazenar 34,33 milhões de metros cúbicos de água e é responsável pelo abastecimento de água de Aurora e comunidades circunvizinhas desde o ano 2000. Vale ressaltar que a última vez que o manancial havia sangrado foi em 15 de março de 2023.

Ahmedabad