ZoyaPatel

Aurora será beneficiada com recursos federais para construção de cisternas

Mumbai


Foto: Divulgação

O município de Aurora está entre as cidades que receberão recursos do Projeto Cisternas, conforme divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Os recursos foram garantidos pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA).

Segundo o edital nº 10/2024 do MDS, Aurora, considerado um município prioritário, apresenta demanda para 1.273 famílias e 15 quilombolas. Na região do Cariri, outros 11 municípios também serão contemplados com cisternas destinadas tanto para uso agrícola quanto para consumo humano.

Em todo o estado do Ceará, a implementação das tecnologias sociais beneficiará famílias rurais de 80 municípios, contando com uma contrapartida de R$ 2,8 milhões do Governo Estadual. Está prevista a construção de 11.291 tecnologias, incluindo 10.500 cisternas de placas de 1ª água (com capacidade de 16 mil litros), 600 cisternas para produção de alimentos e 191 sistemas de reuso de água com fossa ecológica.

O Programa Cisternas, de abrangência nacional e realizado em parceria com entidades do terceiro setor, tem como objetivo melhorar as condições de captação, armazenamento e utilização da água para consumo humano, produção de alimentos e sede animal, por meio da implementação de cisternas e outras tecnologias sociais de baixo custo e com eficiência técnica comprovada.

O Projeto Cisternas atende famílias cearenses com a construção de cinco tecnologias sociais, incluindo cisternas de placas de 16 mil litros para consumo humano, escolar, enxurrada, calçadão e reuso de água cinza. O principal objetivo dessas tecnologias é garantir o acesso à água de qualidade em quantidade suficiente para consumo humano às famílias de baixa renda que vivem em áreas rurais.

Além do processo construtivo, a instalação dessas tecnologias requer um amplo envolvimento, mobilização social e capacitação técnica dos beneficiários.

Ahmedabad