ZoyaPatel

Funceme divulga novo prognóstico climático para março a maio no Ceará

Mumbai


Foto: Henrique Macêdo

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgou, nesta quinta-feira (27), a previsão climática para o Ceará no período de março a maio. Conforme o prognóstico, há 45% de probabilidade de que as chuvas ocorram dentro da média histórica, enquanto a chance de precipitações abaixo do esperado é de 30%, e a de volumes acima da normal climatológica é de 25%. O cenário se mantém semelhante ao prognóstico anterior, que abrangia o trimestre de fevereiro a abril.

O presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, ressaltou que as previsões para fevereiro se confirmaram, com chuvas dentro ou acima da média na parte norte do estado, enquanto o interior e o sul registraram precipitações abaixo do esperado. Para os próximos meses, a tendência é que a distribuição das chuvas continue nesse padrão, com maiores volumes no norte do Ceará e condições menos favoráveis no centro-sul.

O principal fenômeno meteorológico responsável pelas chuvas no estado segue sendo a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Entre os fatores oceanográficos que influenciam a nova previsão, a Funceme destaca o aquecimento do Atlântico Equatorial e a temperatura do Atlântico Norte Tropical mais elevada em comparação ao Atlântico Sul, o que pode interferir na distribuição das precipitações. Além disso, o oceano Pacífico apresenta um evento de La Niña de intensidade leve, centralizado no Pacífico Equatorial, com sinais de aquecimento nas águas mais próximas ao continente.

Ahmedabad