ZoyaPatel

Açude Cachoeira mantém alto nível de armazenamento em Aurora, mesmo com leve redução

Mumbai


Foto: Emidio Clebson

Em julho de 2025, o Açude Cachoeira, principal fonte de abastecimento de Aurora, encerrou o mês com 95,12% de sua capacidade total, segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). O volume registrado equivale a 32,66 milhões de metros cúbicos (hm³) e apresenta queda de 2,11 pontos percentuais em comparação a julho de 2024, quando o reservatório estava em 97,23% — o que correspondia a 33,38 hm³.

Mesmo com a redução em relação ao ano anterior, o açude segue próximo da capacidade máxima e continua classificado na categoria azul, que identifica reservatórios com mais de 70% de volume armazenado. Essa situação assegura o abastecimento regular tanto para a sede do município quanto para localidades próximas.

Ao longo de julho deste ano, o volume do manancial apresentou retração de 0,33% — o equivalente a 0,11 hm³ de água perdida. No mesmo intervalo de 2024, a diminuição havia sido de 0,35%, correspondendo a 0,12 hm³.

Construído no ano 2000, o Açude Cachoeira integra a Bacia do Salgado e é peça-chave na gestão hídrica regional. Além de atender à demanda doméstica, fornece água para irrigação e outras finalidades essenciais. A estrutura tem capacidade total de 34 hm³.

Ahmedabad