ZoyaPatel

Mais de 164 mil vagas devem ser abertas no Ceará no primeiro trimestre de 2026, diz Caged

Mumbai

Foto: Ascom/SET

Levantamento dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), indica que mais de 164 mil admissões devem ocorrer no Ceará no primeiro trimestre de 2026. O setor de serviços permanece como o maior gerador de empregos, com destaque para áreas ligadas ao turismo e ao início do ano letivo.

Apesar da tradicional desaceleração no início do ano, o volume de contratações tem apresentado crescimento constante. O secretário do Trabalho, Vladyson Viana, ressalta que, mesmo com a sazonalidade, o período continua oferecendo oportunidades para quem busca emprego.

No mesmo período, o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) projeta a oferta de 14.094 vagas por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine), o que representa um aumento de 7% em relação ao ano anterior.

O presidente do IDT, Raimundo Angelo, recomenda que os candidatos preparem currículos, organizem documentos e atualizem cadastros para aproveitar as vagas disponíveis. A projeção baseia-se em dados dos últimos cinco anos, que indicam os setores de serviços, indústria e comércio como os maiores responsáveis pelas contratações no primeiro trimestre.

Para consultar vagas, agendar atendimentos e obter informações, o público pode acessar o portal do IDT/Sine.

Ahmedabad