ZoyaPatel

Seduc abre calendário de matrículas para o ano letivo de 2026 no interior do estado

Mumbai

Foto: Tiago Stille - Casa Civil

O calendário de matrículas para o ano letivo de 2026 nas escolas estaduais do interior do Ceará começa nesta terça-feira (6). O procedimento é presencial e deve ser realizado na secretaria da unidade de ensino escolhida. As atividades escolares estão programadas para iniciar em 4 de fevereiro.

A organização do processo leva em consideração critérios de equidade, assegurando prioridade a determinados grupos. Nos dias 6 e 7 de janeiro, o atendimento será destinado a estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), alunos da Educação Especial — que incluem pessoas com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades ou Superdotação —, além de dependentes de mulheres vítimas de violência doméstica e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Na sequência, entre os dias 8 e 14 de janeiro, serão realizadas as matrículas dos estudantes provenientes das redes municipais que passarão a estudar na rede estadual, com maior demanda para o ingresso no Ensino Médio.

Os estudantes novatos serão atendidos nos dias 15 e 16 de janeiro. Nesse grupo estão incluídos alunos vindos de escolas particulares, de outros estados ou aqueles que interromperam os estudos e desejam retornar à rede pública estadual.

O registro pode ser feito pelo próprio estudante, quando maior de 18 anos, ou por pais, mães ou responsáveis legais, no caso de menores. Para orientar a comunidade escolar, a Secretaria da Educação disponibilizou uma cartilha com informações sobre prazos, etapas e orientações necessárias para a efetivação da matrícula em 2026.

Ahmedabad