Educação do Ceará tem destaque em estudo divulgado pelo IBGE
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Ahmedabad
98%
das crianças cearenses, de seis a 14 anos, estão cursando o Ensino Fundamental,
o melhor resultado do Nordeste e quinto melhor do Brasil. - Foto: Tiago
Stille
A educação cearense obteve
resultados de destaque em nível nacional, no que diz respeito à frequência
escolar, de acordo com a Síntese de Indicadores Sociais (SIS), divulgada pelo
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (6).
O estudo aponta que 98% das crianças cearenses de seis a 14 anos de idade estão
cursando o Ensino Fundamental (EF). É o melhor resultado do Nordeste e quinto
melhor do Brasil. Em relação ao Ensino Médio, 73,5% dos adolescentes estão
frequentando regularmente as unidades de ensino públicas e privadas.
Considerando o aspecto da
quantidade de alunos que concluíram a educação básica, o Ceará é apontado como
segundo estado do Nordeste com mais jovens nesta situação: 63,3% das pessoas de
18 a 29 anos têm no mínimo 12 anos de estudo – ou seja, completaram os ensinos
fundamental e médio.
O número demonstra crescimento
de 4,8 pontos percentuais desde 2016, quando o indicador era de 58,5%. Neste
parâmetro, a liderança é do estado de Pernambuco, onde 64,5% das pessoas
naquela faixa etária cursaram os 12 anos do ensino básico.
A síntese mostrou, ainda, a
porcentagem de cearenses que frequentam instituições públicas e privadas,
conforme os níveis de ensino. No ensino infantil, 69% das crianças estão na
rede pública, 31% na privada; no fundamental, 77,6% estudam em escolas
públicas, 22,4% em privadas; no médio, os índices são de 88,8% e 11,2%,
respectivamente.
A SIS 2019 é baseada, segundo
o IBGE, nas edições da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD)
de 2012 a 2018.
Estratégias
A Secretaria da Educação
(Seduc) desenvolve uma série de ações com o objetivo de aperfeiçoar a qualidade
do ensino oferecido nas escolas públicas estaduais e municipais.
Embora não seja responsável
pela oferta de matrículas nas redes municipais, o Governo do Ceará assumiu o
compromisso de ampliar o trabalho de cooperação já existente com os 184
municípios, por meio do Mais Paic – Programa Aprendizagem na Idade Certa. A
medida proporciona o acompanhamento das escolas municipais, a formação de
professores e a utilização de material didático, abrangendo a Educação Infantil
e o Ensino Fundamental.
Em relação ao Ensino Médio, a
rede pública estadual passou a contar em 2019 com cerca de 35% das suas
unidades de ensino em tempo integral. São 130 escolas regulares com esta
modalidade, as quais se somam às 122 Escolas Estaduais de Educação Profissional
que ofertam, ao mesmo tempo, Ensino Médio e Cursos Técnicos. Ao todo, são 252
Escolas que funcionam em Tempo Integral.
O programa Enem Chego Junto,
Chego Bem tem a finalidade de mobilizar, motivar e preparar os alunos da rede
pública estadual para a realização Exame Nacional do Ensino Médio. A ação
acontece durante todo o ano letivo em sete etapas, abrangendo a retirada de
documentação, a inscrição, a busca pela isenção da taxa de inscrição, a
motivação e a preparação dos estudantes, o suporte logístico nos dois dias de
provas e, por fim, a orientação necessária para o ingresso no Ensino Superior.
A Seduc lançou, no ano
passado, a Política de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais para a
rede pública estadual de ensino. As Competências Socioemocionais foram
incluídas no currículo das escolas visando ao crescimento pessoal dos
estudantes, à construção de projetos de vida, bem como à preparação para a vida
acadêmica e profissional.
As ações que fazem parte desta
Política têm o objetivo de promover reflexões sobre o jovem, em suas diversas
fases da vida, com ênfase em projetos futuros, de modo a levá-lo à aspiração a
uma vida saudável e que dialogue com os seus interesses e talentos.
Por outro lado, o Projeto
Professor Diretor de Turma, criado com o objetivo de promover um diálogo
constante do aluno, com seus familiares, direção da escola e corpo docente, foi
implantado em grande parte das escolas públicas regulares do Estado. A
iniciativa busca evitar a evasão escolar, contribuindo para o sucesso e a
formação do aluno enquanto cidadão.
A metodologia do Projeto
consiste em manter um professor da unidade de ensino como diretor de uma turma
acompanhando todo o desempenho escolar destes estudantes até o final de sua
escolarização, identificando vulnerabilidades, fazendo as intervenções
necessárias à conclusão de seu projeto de vida.
Governo do Estado
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