ZoyaPatel

Ministério da Saúde e CONASEMS atualizam sobre situação do novo coronavírus, inclusive sobre notificação no Ceará

Mumbai
Por Danilo Freire

No final da tarde desta quarta-feira, 29/01/2020, o Ministério da Saúde realizou uma coletiva de imprensa, com o intuito de atualizar a situação do novo coronavírus no Brasil. A infecção pelo vírus tem como sintomas: febre, tosse, dificuldade em respirar e falta de ar. Em casos mais graves há registro de pneumonia, insuficiência renal e síndrome respiratória aguda grave.

O Secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, falou do enfrentamento que já houve a outras doenças, como: sars, influenza e ebola. "Nós temos que instruir o sistema de saúde, seja público ou privado, para que ele tenha capacidade de realizar o diagnóstico no momento em que a população procure pelo serviço", disse.

De forma eletrônica, foi apresentada a situação epidemiológica no Brasil, com o total de casos suspeitos notificados para investigação do novo coronavírus, entre os dias 18 de janeiro e 29 de janeiro de 2020. Na ilustração, São Paulo e Rio de Janeiro aparecem como os estados com o maior número de casos suspeitos notificados. 8 casos em ambos os estados.

Em meio a uma série de reuniões em Brasília, o Dr. Wilames Freire Bezerra, Presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), repassou para a nossa redação a informação de que o Ministério da Saúde recebeu uma notificação do município de Sobral, informando um caso suspeito. Há um paciente adulto, do sexo masculino, que passou 90 dias trabalhando na China.

Ele chegou a Sobral há 10 dias e na noite desta terça-feira, 28/01/2020, apresentou sintomas respiratórios, como: tosse, febre fraca e falta de ar. O paciente foi atendido no Hospital da Unimed e está sendo transferido para o isolamento do HRN. Os resultados dos exames estão sendo aguardados.
Ahmedabad