ZoyaPatel

Chuvas transformam paisagens em Aurora

Mumbai
Rio Salgado. – Fotos: Elvis Justino

Por Henrique Macêdo

As chuvas que vêm banhando o município de Aurora desde o começo do ano têm transformado a paisagem do sertão. As precipitações resultaram em cheias de pequenos açudes. A vegetação da Caatinga está mudando o tom de cinza pelo verde.

Após passar por fase crítica, Rio Salgado, vem se avolumando após ter passado por fase crítica durante o período de estiagem. O manancial tem um percurso de aproximadamente 308 km, 42 km dos quais só no território aurorense, e faz parte da bacia do Jaguaribe. A cheia do rio salgado é um dos atrativos naturais oferecidos à população.


Além de abastecer as bacias do Salgado e Jaguaribe, as águas do afluente também permitem os açudes de Orós e Castanhão recarreguem. A tímida cheia do rio atraiu pescadores ribeirinhos em busca de peixe. Nesta época o curimatã costuma aparecer em abundância.

Nesta segunda-feira (16), o Açude do Recreio sangrou.  O momento foi registrado por um internauta.







Uma publicação compartilhada por Portal Aurora Notícias (@auroranoticias) em

A barragem do Sítio Santa Cruz, inaugurada no ano de 1954, pelo então prefeito Antônio Jaime Araripe, localizada nas proximidades da estrada que dá acesso ao Sítio Espinheiro, também recebeu boa recarga de água das precipitações. O local é bastante visitado por moradores que buscam lazer, e pescadores que lançam suas tarrafas na tentativa de pescar peixes.



A barragem do Sítio Pavão, também transbordou. Devido à falta de manilhamento, do local, o fluxo de veículos por algumas ocasiões tem que ser interrompido.



O Açude de Didi Tavares, na Gitirana, começou a sangrar na última terça-feira (10).



As águas também chegaram até a Barragem de Bráulino, no sítio Tipi de Cima.



Açude Cachoeira

O açude Cachoeira, manancial responsável pelo o abastecimento da sede do município de Aurora e comunidades circunvizinhas, obteve uma recarga de 3.45 metros cúbicos de água neste ano, conforme o Portal Hidrológico do Ceará.

Ainda conforme dados do órgão, no dia 1º de janeiro deste ano o reservatório estava com o volume 2.18 metros cúbicos (6.36%). Hoje os números apontam que o manancial está com 5.63 metros cúbicos (16.39%).
Ahmedabad