ZoyaPatel

Aurora continua com cinco casos suspeitos para o coronavírus

Mumbai

Até ontem, 01/04, Aurora manteve-se com cinco casos suspeitos para o coronavírus. Nenhum ainda descartado ou confirmado, visto que os resultados dos exames ainda não foram divulgados após vários dias da realização da coleta.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Aurora, na medida que os resultados forem disponibilizados, estes serão tornados à toda a população.

Ainda segundo a pasta, apesar da informação ser um direito fundamental, os profissionais de saúde estão submetidos a códigos de ética que impedem a divulgação dos dados pessoais do paciente à terceiros. Deste modo, impondo aos profissionais manter sigilo, sendo que a violação deste dever, poderá acarretar em sanções administrativas e penais.

Exames

Para a realização dos exames é feita coleta de materiais respiratórios, aspiração de vias aéreas ou coleta de secreções de boca e nariz.

O exame para identificação do novo coronavírus exige conhecimento de técnicas específicas, treinamento dos funcionários, além de aparelhagem diferenciada. Somente laboratórios que atendam esses critérios são autorizados a realizar o exame. O único laboratório no estado do Ceará que realiza a análise é o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), do Governo do Ceará, em Fortaleza. O resultado pode demorar até 7 dias para ficar pronto, porém, como a demanda atual é considerável, a Secretaria da Saúde da Ceará (SESA) está priorizando a realização de exames em pacientes internados em UTIs e enfermaria, em profissionais de saúde e em pessoas que vieram a óbito com suspeita da doença, por isso ocorre a demora na divulgação da confirmação ou negativa do Covid-19 dos casos suspeitos.

Casos no Ceará

De acordo com boletim epidemiológico divulgado na noite desta quarta-feira (1º) pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o número de casos confirmados do novo coronavírus subiu para 445 no Estado. Em 24 horas, houve um acréscimo de 44 novos casos no Ceará. Na terça (31), a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) havia confirmado 401 casos de Covid-19. O número de mortos subiu de sete para nove.

Demora dos resultados

Em virtude das reclamações de cidadãos e de hospitais, tanto de Fortaleza quanto de municípios do interior do Estado, os Ministérios Públicos Estadual (MPCE) e Federal (MPF/CE) enviaram ofício nesta quarta-feira (01/04) à Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) e à direção do Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen) requisitando esclarecimentos, em 72 horas, sobre o atual andamento e controle da fila de espera para realização dos exames para detecção do Coronavírus.

Assinam a requisição os membros do MPCE: Ana Cláudia Uchôa, Eneas Romero, Cristina Parahyba e Isabel Porto; e os membros do MPF: Nilce Cunha, Alessander Sales e Karízia Távora.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Portal Aurora Notícias no (88) 99799-9345.
Ahmedabad