Inaugurada há 100 anos, estação do Distrito de Ingazeiras, em Aurora, está relegada ao abandono; parte da história ferroviária sobrevive nas memórias de quem a viveu
Inaugurada há 100 anos (7 de setembro de 1922) para
atender a demanda da extinta Rede Ferroviária Federal S.A (RFFSA) a estação
ferroviária do Distrito de Ingazeiras, distante aproximadamente 25 km da sede
do município de Aurora, não lembra em nada o intenso vaivém de passageiros que
vivenciou no século passado. Atualmente, o prédio se encontra abandonado, com
telhados, janelas e parte da estrutura caindo.
Nas primeiras décadas do século passado, o trem foi para Aurora um impulso ao desenvolvimento. Além de encurtar distâncias aos viajantes, seria o caminho para o escoamento da produção agrícola, comercial e industrial. Também modificaria para sempre a paisagem da região, uma vez que no entorno das estações de Ingazeiras e da sede do município surgiam casas de comércio, bares e pousadas.
As estações do Distrito de Ingazeiras e da sede do município pertencem a Linha-tronco, ou Linha Sul, da Rede de Viação Cearense e surgiu com a linha da Estrada de Ferro de Baturité, aberta em seu primeiro trecho em 1872 a partir de Fortaleza e prolongada nos anos seguintes. Trens de passageiros percorreram a linha Sul até o dia 16 de novembro de 1989, quando encerraram suas atividades de transporte de passageiros.
Certificação
do IPHAN
A Prefeitura de Aurora já detém a certificação do IPHAN
concedendo a este equipamento o selo de valor cultural. A iniciativa é
necessária para o processo de concessão e tombamento histórico.
Concessão
definitiva
A burocracia tem sido alguns dos impeditivos para a
reforma do prédio. Apesar de já deter a certificação do IPHAN, o município
ainda não conseguiu a concessão definitiva para revitalizar a estrutura. Existe
um um pedido protocolado junto ao DNIT em Brasília reivindicando a concessão
definitiva da estação de Ingazeiras.
