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Inaugurada há 100 anos, estação do Distrito de Ingazeiras, em Aurora, está relegada ao abandono; parte da história ferroviária sobrevive nas memórias de quem a viveu

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Fotos: Henrique Macêdo

Inaugurada há 100 anos (7 de setembro de 1922) para atender a demanda da extinta Rede Ferroviária Federal S.A (RFFSA) a estação ferroviária do Distrito de Ingazeiras, distante aproximadamente 25 km da sede do município de Aurora, não lembra em nada o intenso vaivém de passageiros que vivenciou no século passado. Atualmente, o prédio se encontra abandonado, com telhados, janelas e parte da estrutura caindo.

Nas primeiras décadas do século passado, o trem foi para Aurora um impulso ao desenvolvimento. Além de encurtar distâncias aos viajantes, seria o caminho para o escoamento da produção agrícola, comercial e industrial. Também modificaria para sempre a paisagem da região, uma vez que no entorno das estações de Ingazeiras e da sede do município surgiam casas de comércio, bares e pousadas.

As estações do Distrito de Ingazeiras e da sede do município pertencem a Linha-tronco, ou Linha Sul, da Rede de Viação Cearense e surgiu com a linha da Estrada de Ferro de Baturité, aberta em seu primeiro trecho em 1872 a partir de Fortaleza e prolongada nos anos seguintes. Trens de passageiros percorreram a linha Sul até o dia 16 de novembro de 1989, quando encerraram suas atividades de transporte de passageiros.

Certificação do IPHAN

A Prefeitura de Aurora já detém a certificação do IPHAN concedendo a este equipamento o selo de valor cultural. A iniciativa é necessária para o processo de concessão e tombamento histórico.

Concessão definitiva

A burocracia tem sido alguns dos impeditivos para a reforma do prédio. Apesar de já deter a certificação do IPHAN, o município ainda não conseguiu a concessão definitiva para revitalizar a estrutura. Existe um um pedido protocolado junto ao DNIT em Brasília reivindicando a concessão definitiva da estação de Ingazeiras.

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