ZoyaPatel

AALA divulga vencedores do II Concurso Artístico-Literário com o tema “Aurora, seus cantos, encantos e recantos”

Mumbai

Foto: Divulgação

A Academia Aurorense de Letras e Artes (AALA) anunciou os vencedores do II Concurso Artístico-Literário, que neste ano teve como tema “Aurora, seus cantos, encantos e recantos”.

A iniciativa buscou valorizar o talento local e destacar as expressões culturais e artísticas do município de Aurora, no Cariri, reunindo participantes nas áreas juvenil e profissional/universitária.

O concurso contou com produções nas categorias poesia, crônica histórica, curta-metragem, composição musical e ilustração, revelando novos talentos e reafirmando o compromisso da AALA com a difusão das artes e das letras aurorenses.

Na categoria Poesia – Juvenil, o primeiro lugar ficou com Victor Gabriel Benício Batista, autor da obra “O sol da fé no alvorecer da Aurora”. Em seguida, Joseany da Silva Freitas conquistou o segundo lugar com “O encanto de Aurora”, e Lara Letícia Soares Santos ficou em terceiro com “O pedaço do céu – o sol nascente”.

Entre os profissionais, o vencedor foi Danúbio Lopes da Silva, com “O menino criado no ôco do mundo”. O segundo lugar foi para Pedro Ítalo de Luna, com “Aurora, terra de encantos e luz”, e o terceiro para Verônica Ferreira Dantas, com “Versos e memórias”.

Na categoria Crônica, os vencedores juvenis foram Maria Davyla de França Correia, com “Aurora, onde o tempo floresce”, e Ana Ruth Alves Bandeira, com “Ora Venda, ora Aurora”.

Já entre os profissionais, Verônica Ferreira Dantas conquistou o primeiro lugar com “O silêncio que ecoa”, seguida de Marta Kécia Fernandes Damasceno, autora de “Entre o martírio e a santificação: Mártir Francisca Augusto da Silva”.

Na área de Ilustração (juvenil), o primeiro lugar ficou com Arianne Freire de Andrade, seguida por Sarah Horrany de Oliveira e Jayane dos Santos Bezerra.

Em Curta-metragem (juvenil), o destaque foi Ana Júlia Luna Pinto, com “Aurora e a cheia do Rio Salgado”. O segundo lugar foi de Lucas Weslley Lucena Alves, com “Marica Macêdo”, e o terceiro de Izael Leite Moura, com “A história da Escola Tabelião”.

Na Composição Musical (profissional), a vencedora foi Simone de Lima Freire, com “Fina flor”.

Os premiados receberão tablets, medalhas e certificados, além de terem suas obras publicadas no Volume III da Revista da AALA, que reúne produções literárias e artísticas de autores locais.

A cerimônia de premiação será realizada no dia 14 de novembro de 2025, reunindo autores, artistas e convidados em celebração à cultura aurorense.

Ahmedabad