ZoyaPatel

Cavalo com ferimento grave é resgatado em Juazeiro do Norte; dois homens prestam depoimento à polícia

Mumbai

Foto: Polícia Municipal

Na manhã desta terça-feira (21), um cavalo com ferimento no olho foi resgatado no bairro Tiradentes, em Juazeiro do Norte, e encaminhado ao Hospital Veterinário da Unileão para avaliação e tratamento. A coordenadora estadual de proteção animal, Eliziane, acompanhou o recolhimento do animal, e o laudo veterinário será incluído no processo posteriormente.

Dois homens foram conduzidos à Delegacia Regional de Polícia Civil de Juazeiro do Norte. Ambos prestaram depoimento, assinaram termo de comparecimento e foram liberados. Um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi registrado com base no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998).

O caso começou quando a equipe da Polícia Municipal, composta pelo subinspetor Lima e pelos GCMs Azevedo e Norões, foi acionada por volta das 10h10 para verificar uma denúncia de maus-tratos em um imóvel da Rua Artesão Manoel de Barros. No local, o tutor atual do cavalo, de 47 anos, levou os agentes até a residência na Rua Enoque Sobreira, onde o animal se encontrava.

O cavalo apresentava ferimento no olho, e o tutor informou que não havia buscado atendimento veterinário, apesar de orientação recebida em 11 de outubro. Ele relatou ter utilizado medicamentos sem prescrição veterinária — Terramicina e Matabicheiras — e afirmou que o ferimento já existia quando adquiriu o animal em troca com o antigo tutor, de 20 anos.

A equipe também foi à residência do antigo tutor, localizada na Rua Ougive Magalhães Melo, que confirmou a troca e explicou que o cavalo havia sido repassado como forma de quitar uma dívida com uma terceira pessoa, residente no Crato.

O caso segue sob investigação, com acompanhamento da Polícia Civil e da coordenação de proteção animal, garantindo que as providências legais e os cuidados necessários com o animal sejam cumpridos.

Ahmedabad