ZoyaPatel

Exame descarta intoxicação por metanol em paciente que ingeriu bebida alcoólica em Juazeiro do Norte, diz Secretaria de Saúde

Mumbai

Foto: OlegEvseev/iStock

A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte (Sesau) informou que não foi detectada presença de metanol no exame laboratorial relacionado a um caso em investigação. A vítima, um homem de 56 anos com histórico de consumo crônico de álcool e outras condições de saúde, faleceu na quinta-feira (9) na UPA Lagoa Seca.

Inicialmente, a situação levantou suspeita de intoxicação por metanol devido ao quadro clínico do paciente. A investigação foi conduzida em conjunto com órgãos de saúde competentes para apurar qualquer possibilidade de contaminação.

Segundo a Nota Técnica nº 360/2025 do Ministério da Saúde, suspeitas de intoxicação por metanol devem ser consideradas quando há ingestão recente de bebidas alcoólicas seguida de sintomas persistentes ou agravantes, incluindo desconforto gástrico e alterações na visão, como visão turva, manchas ou perda de acuidade visual.

A Sesau reforça a importância da aquisição de bebidas alcoólicas apenas de fornecedores regulamentados, com alvará sanitário e nota fiscal, e alerta para a necessidade de atenção à rotulagem, a fim de prevenir intoxicações.

Ahmedabad