Cearenses já podem se inscrever no programa CNH Popular 2025 a partir desta quinta-feira
Foto: Detran - CE
O Governo do Ceará abre, nesta quinta-feira (6), o período de inscrições para o programa CNH Popular 2025, iniciativa que garante gratuidade na emissão da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A (motocicleta) e B (carro). O cadastro deve ser feito exclusivamente pelo site do Detran-CE: "www.detran.ce.gov.br" (https://www.detran.ce.gov.br).
Criado em 2009, o programa tem o propósito de facilitar o acesso à habilitação para pessoas de baixa renda, contribuindo para gerar novas oportunidades de trabalho e inclusão social. Nesta edição, serão ofertadas 25 mil vagas, sendo 5 mil direcionadas à capital, Fortaleza.
O benefício contemplará públicos prioritários, como inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), egressos do sistema prisional e pessoas com deficiência (PCDs).
Entre as novidades, o CNH Popular deste ano inclui 3 mil vagas voltadas a universitários. Para participar, o estudante deve estar matriculado em uma instituição de ensino superior e cadastrado no CadÚnico.
Outra ampliação importante é a criação de 500 vagas para a categoria D, destinada a motoristas que pretendem conduzir veículos de transporte coletivo ou de carga pesada. Nesse caso, é exigido que o candidato possua categoria B há, no mínimo, dois anos e não tenha cometido infrações gravíssimas no último ano.
Além disso, a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) aprovou proposta enviada pelo governador Elmano de Freitas (PT) que inclui mulheres vítimas de violência doméstica e familiar entre os grupos atendidos pelo programa.
