Governo do Ceará firma acordo com servidores da Cultura para criação de Plano de Cargos e Carreiras
Foto: Carlos Gibaja - Casa Civil
O governador Elmano de Freitas se reuniu, na manhã desta quinta-feira (27), com servidores da área da Cultura para tratar das demandas da categoria. Durante o encontro, realizado no Palácio da Abolição, foi formalizado um acordo que prevê a criação de um Plano de Cargos e Carreiras para os profissionais do setor, iniciativa apontada pelo governo como a primeira do tipo no país. A secretária da Cultura do Estado, Luisa Cela, participou da reunião.
Entre as medidas definidas estão o reajuste de 33% no vencimento base dos Analistas de Gestão Cultural, a criação de novas referências e de uma nova classe, além da implementação de gratificações específicas para funções determinadas. Também ficou assegurada a aplicação de reajuste anual, a partir de um projeto de lei que será elaborado com base em metas e resultados estabelecidos.
A secretária Luisa Cela destacou que o acordo ocorre no contexto das comemorações dos 60 anos da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), a serem celebrados em 2026. Criada em 9 de agosto de 1966, a pasta tem histórico de políticas que influenciaram outras unidades da federação e iniciativas nacionais no campo cultural.
