Contran implementa mudanças no processo da Carteira Nacional de Habilitação
Foto: Divulgação DetranRS
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou nesta segunda-feira (1º) uma resolução que altera o processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A medida prevê mudanças no formato das provas e na preparação dos candidatos, além de ampliar as formas de inscrição, que poderão ser feitas pelo site do Ministério dos Transportes ou pela Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Entre as principais alterações estão a possibilidade de realizar a prova prática sem a necessidade obrigatória de frequentar uma autoescola, a oferta de curso teórico digital gratuito e a autorização para que instrutores credenciados pelos Detrans possam ministrar aulas práticas. A expectativa é que essas mudanças possam reduzir o custo total para obtenção da CNH em até 80%.
Dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) indicam que cerca de 20 milhões de pessoas dirigem sem habilitação no país, e que aproximadamente 30 milhões têm idade para obter a CNH, mas ainda não possuem o documento, em grande parte devido aos custos envolvidos, que podem chegar a R$ 5 mil.
A resolução foi aprovada por unanimidade pelo Contran,
