ZoyaPatel

Governo do Ceará lança programa de microcrédito para microempreendedores e trabalhadores informais

Mumbai

Foto: Helene Santos

Nesta quinta-feira (11), o Governo do Ceará lançou o programa Dinheiro na Mão, que oferece empréstimos sem juros para microempreendedores individuais, trabalhadores informais e pequenos negócios. O programa tem como objetivo facilitar o acesso ao crédito e incentivar a geração de emprego e renda. O cadastro dos interessados pode ser feito pelo portal oficial do programa.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria do Trabalho (SET) e pelo Fundo de Investimentos de Microcrédito Produtivo do Ceará (FIMPCE). O público prioritário inclui mulheres empreendedoras e beneficiários de programas sociais.

O limite máximo do empréstimo é de R$ 21 mil, com parcelas mensais que podem ser pagas em até 12 meses. O subsídio dos juros será cancelado em caso de atraso no pagamento.

De acordo com o secretário do Trabalho, Vladyson Viana, os cadastrados serão encaminhados para atendimento pelas instituições financeiras parceiras. O Governo do Estado reembolsará o valor dos juros para os beneficiários que pagarem as parcelas em dia. A expectativa é atender até 100 mil pessoas por ano.

O Banco do Nordeste (BNB) é o primeiro parceiro do programa, disponibilizando um aporte anual de R$ 300 milhões para financiamento. O governo prevê a abertura de edital para que outras instituições financeiras possam participar.

Ahmedabad