ZoyaPatel

Procissão luminosa encerra Romaria de Candeias em Juazeiro do Norte com 100 mil fiéis

Mumbai

Foto e vídeo: Henrique Macêdo

A tradicional procissão luminosa encerrou a Romaria de Candeias em Juazeiro do Norte na noite deste domingo (2), reunindo aproximadamente 100 mil devotos, conforme estimativa da Secretaria Municipal de Turismo e Romaria. O evento, marcado pelo brilho de velas e lamparinas, percorreu diversas ruas do centro da cidade até a Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.

Ao final do trajeto, fiéis se concentraram na Praça do Romeiro, onde Dom Magnus Henrique, bispo da Diocese de Crato, presidiu a Benção do Santíssimo Sacramento. A celebração foi seguida por uma queima de fogos e a entoação do cântico “Adeus Maria”, encerrando o período de homenagens religiosas.

A Romaria de Candeias, realizada entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro, atraiu cerca de 200 mil visitantes ao município, de acordo com dados da Secretaria de Turismo e Romaria. Com grande importância histórica e religiosa, essa festividade foi instituída por Padre Cícero Romão Batista e tem suas origens associadas a um artesão que produzia candeeiros. Conforme relatos, o sacerdote o encorajou a continuar com sua produção, prevendo a necessidade dos romeiros. Desde então, a caminhada iluminada tornou-se uma das manifestações mais emblemáticas da fé em Juazeiro do Norte, reunindo fiéis que mantêm viva essa tradição centenária.

Ahmedabad