Aurora será beneficiada com 200 cisternas do Programa Cisternas
Foto: Joathan Magalhães
Na manhã desta sexta-feira (19), representantes de entidades ligadas ao desenvolvimento rural se reuniram em Aurora para discutir a implementação do Programa Cisternas, que garantirá o acesso à água potável a famílias do município localizado no Semiárido cearense. Ao todo, serão instaladas 200 cisternas de placas, cada uma com capacidade de armazenamento de 16 mil litros de água.
O encontro contou com a presença do secretário de Políticas Agrícolas da Fetraece, Joathan Magalhães, da representante do Instituto Veredas da Cidadania, Eulapaula Martins, além de representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, da Igreja Católica, da Associação Assoapi e do Sindicato dos Trabalhadores(as) Rurais de Aurora. Durante a reunião, foi formada uma comissão responsável por definir as comunidades contempladas e apresentar os critérios de seleção às famílias, em conjunto com a instituição que executará a instalação das cisternas.
O Programa Cisternas é resultado de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o Governo do Estado do Ceará e a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará. A iniciativa busca promover segurança hídrica e fortalecer a agricultura familiar em regiões marcadas pela escassez de água.
“O acesso à água potável é um direito básico de todo cidadão e uma luta do movimento sindical. A aquisição de cisternas significa garantir a segurança hídrica, especialmente para as comunidades rurais mais afetadas pela seca”, destacou Joathan Magalhães, da Fetraece.
Participaram ainda da reunião Airton Calixto, representante da Secretaria Municipal de Agricultura; padre Cláudio, pela Igreja Católica; e Cícero Félix, da Assoapi.
