BPMA desarticula rinha de pássaros e resgata 30 canários-da-terra na zona rural de Barbalha
Foto: PMCE
Uma operação realizada pelo Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) na manhã deste domingo (16) desarticulou uma rinha de pássaros no Sítio Mata dos Dudas, em Barbalha, na região do Cariri. A ação resultou no resgate de 30 canários-da-terra e na condução de três suspeitos para a Delegacia Regional de Juazeiro do Norte.
A equipe policial chegou ao local após receber uma denúncia anônima que relatava maus-tratos e criação ilegal de aves silvestres. Ao se aproximarem do endereço indicado, os militares identificaram grande movimentação de motocicletas e seguiram por uma trilha que levava a uma área de mata, onde ocorria a rinha. Várias pessoas participavam da atividade ilegal, e parte do grupo conseguiu fugir com a chegada da polícia.
Foram conduzidos três homens, com 66, 39 e 66 anos, moradores de Barbalha e de cidades próximas. Na delegacia, eles responderam a um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por maus-tratos a animais, conforme o artigo 32 da Lei nº 9.605/1998, que prevê pena de três meses a um ano de detenção, além de multa.
Durante a ação, a polícia apreendeu 30 canários-da-terra, 16 caixas de transporte e duas gaiolas utilizadas na rinha. De acordo com os indivíduos que foram presos, as aves são estimadas em aproximadamente R$ 90 mil no mercado ilegal.
Os animais foram entregues à ONG BiodiverSe, onde receberão atendimento veterinário, triagem e cuidados de reabilitação antes de serem devolvidos ao habitat natural.
