Gorete Pereira usa cotão da Câmara para fretar avião de campanha no Ceará
Mumbai
Ahmedabad
![]() |
Foto: Reprodução
A deputada federal Gorete Pereira (PR), hoje candidata à
reeleição, usou R$ 18 mil do “cotão” da Câmara dos Deputados para fretar avião
de viagens da campanha no Interior do Ceará. A informação é da coluna Diário,
da revista digital Crusoé.
Segundo dados do portal da transparência da Câmara
revelados pela revista, a deputada fretou um avião turboélice, com capacidade
para cinco passageiros, em duas ocasiões diferentes. As aeronaves foram usadas
para viagens entre Fortaleza e Crateús.
De acordo com notas apresentadas por Gorete, a 1ª viagem
foi em 30 de agosto. No mesmo dia, foi divulgado nas redes sociais o lançamento
de sua candidatura em Crateús. O 2º voo foi em 17 de setembro, quando ela
também teve agenda de campanha na cidade.
Procurada pela revista, Gorete afirmou que o uso do cotão
para pagar a despesa ocorreu por “equívoco” da empresa de táxi aéreo. A
deputada, que apresentou em pessoa o pedido de reembolso pela viagem à Câmara,
disse ainda já ter pedido à Casa que resolva a situação.
Criado para ressarcir despesas dos deputados nas atividades
parlamentares, o “cotão” tem uso para atividades eleitorais vedado pela Mesa
Diretora da Câmara. Usado para pagar desde contas de telefone até hospedagens,
cota tem limite de R$ 42,4 mil para deputados do Ceará.
Outro lado
Em entrevista ao Blog Política, Gorete reafirmou versão de
que houve erro por parte da empresa aérea. “Eu fui para esses eventos como
presidente do partido (PR) aqui no Estado, nem como deputada eu fui. Aí a
empresa enviou errado a nota para a Câmara”, diz.
Ela destaca, no entanto, que o dinheiro já foi estornado e
o valor deve ser atualizado até amanhã na página da Câmara dos Deputados. “A
Câmara nem me avisou disso, porque eu não pedi como deputada”, diz. Com o
reembolso à Câmara, despesa será cobrida pelo Fundo Eleitoral.
Fonte: Blog de Política O Povo
|
Tags:
Política
