Ceará já tem transmissão comunitária de coronavírus, diz secretário da Saúde
Mumbai
Ahmedabad
O Ceará já registra transmissão comunitária da covid-19,
doença causada pelo novo coronavírus. A informação foi confirmada pelo
secretário de Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto,
em pronunciamento online na tarde desta sexta-feira (20). Nesse caso, a
transmissão do vírus é feita por fontes não identificadas e que não estiveram
no exterior, ou seja, tem origem desconhecida. Até as 14h30, o Estado
contabiliza 55 casos confirmados.
"Isso faz mudar as estratégias. Pessoas que têm formas
leves da doença, se não estiverem no grupo de maior risco, não precisam
procurar as unidades de saúde. É mais importante, do ponto de vista epidemiológico,
mapear os casos graves para nos anteciparmos e eles terem melhor
evolução", explica o secretário.
No grupo de maior vulnerabilidade, estão idosos acima de 80
anos, imunossuprimidos, pessoas em tratamento de câncer, diabéticos e pessoas
com problemas cardiorrespiratórios. Caso apresentem sintomas, a recomendação é
que sejam procuradas as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Fortaleza e os
hospitais regionais, no Interior do Estado.
Por enquanto, a recomendação é que os cearenses permaneçam
em isolamento social por 10 dias. Segundo o Dr. Cabeto, o período pode ser
prorrogado, mas a medida depende da análise do cenário futuro de contaminação
do Estado.
"Precisamos de tranquilidade. Estamos preparados para
dizer a verdade, com toda a transparência, todos os resultados e estratégias.
Não estamos subestimando a crise, mas é preciso ter serenidade", pontuou o
secretário da Saúde.
Fonte:
Diário do Nordeste
Tags:
Ceará
