ZoyaPatel

Sítio Tipi, em Aurora, registra chuva de 18.5 milímetros; Açude Cachoeira ultrapassa 20% de sua capacidade

Mumbai
Na sede do município, segundo a Funceme, o cumulo pluviométrico foi de 8.0 milímetros. – Foto: Redes sociais

Por Henrique Macêdo

Choveu em Aurora entre a noite desta quarta-feira (18) e a madrugada desta quinta-feira (19). De acordo com os Pluviômetros da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), na sede de do município, a chuva resultou em um volume de aproximadamente 8.0 mm. No Sítio Tipi os pluviômetros marcaram 18.5 mm. O acúmulo pluviométrico no Distrito de Santa Vitória ainda não foi divulgado até o fechamento desta matéria.

De acordo com a Funceme, imagens de satélite mostram nuvens mais desenvolvidas associadas à chuva localizadas principalmente sobre a região sudeste do estado, onde fica o Cariri. Logo, esse ponto pode concentrar as maiores precipitações devido à formação de áreas de instabilidade originadas pelo posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Ainda segundo a instituição, para esta quinta-feira, a previsão é de predomínio de céu nublado com precipitação moderada ao longo do dia. Para os próximos dois dias, a Funceme prevê nebulosidade variável com chuva forte.

Já para todo o estado, nos próximos dois dias, a previsão é de nebulosidade variável com chuvas isoladas nas demais regiões.

Açude Cachoeira

O açude Cachoeira, manancial responsável pelo o abastecimento da sede do município de Aurora e comunidades circunvizinhas, obteve uma recarga de 4.84 metros cúbicos de água neste ano, conforme o Portal Hidrológico do Ceará.

Ainda conforme dados do órgão, no dia 1º de janeiro deste ano o reservatório estava com o volume 2.18 metros cúbicos (6.36%). Hoje os números apontam que o manancial está com 7.02 metros cúbicos (20.45%).
Ahmedabad