Ceará registra 84 casos de coronavírus, afirma Secretaria da Saúde
Mumbai
Ahmedabad
Estrutura
do coronavírus. — Foto: CDC/via
REUTERS/Site: O Globo
O Ceará registrou 84 casos confirmados de coronavírus, de
acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa),
publicado no fim da tarde deste sábado (21). A quantidade de suspeitos e os
casos descartados não são mais divulgados pelo governo. Até ontem (20), o
estado tinha 68 casos.
As cidades com pessoas infectadas são: Aquiraz (1),
Fortaleza (76), Fortim (1), Juazeiro do Norte (1) e Sobral (1). Também há um
caso de um paciente de São Paulo, mas que foi diagnosticado com a doença no
Ceará.
Um levantamento preliminar da Coordenadoria de Vigilância
em Saúde (Covis), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Fortaleza, revelou
que o novo coronavírus chegou a pelo menos 19 dos 121 bairros da capital. O
número corresponde a 15,7% dos bairros da cidade e indica aqueles que
confirmaram pelo menos uma ocorrência.
Transmissão
comunitária
O Estado do Ceará já registra caso de transmissão
comunitária do novo coronavírus, de acordo informação do secretário de Saúde,
Dr. Cabeto. A transmissão comunitária - quando o contágio da doença está
ocorrendo dentro do próprio estado - aumenta a necessidade de isolamento
social. "Agora passam a ser contágios múltiplos entre pessoas do próprio
estado por isso aumenta mais ainda a importância do isolamento social",
ressaltou Cabeto.
Comércio
fechado
O governador Camilo Santana determinou, nesta quinta-feira
(19), que todos os estabelecimentos do estado devem fechar, com exceção de
serviços essenciais, como farmácias, hospitais, clínicas veterinárias e
supermercados. Esta e outras medias foram anunciadas em uma live na rede social
do governador.
A determinação começou a valer nesta sexta-feira (20) e
segue até o dia 29 de março. Com isso, bares, feiras livres, restaurantes,
lanchonetes, templos, igrejas, barracas de praia, shoppings centers, museus,
cinemas e academias devem permanecer fechados.
"Sei que essas decisões têm repercussões econômicas,
mas a nossa prioridade neste momento é preservar vidas", frisou Camilo,
durante transmissão ao vivo, em redes sociais, na tarde desta quinta-feira
(19). Camilo comentou ainda que a única forma de reduzir a contaminação é o
isolamento social. "Isso é a experiência do mundo inteiro".
O número de casos confirmados do novo coronavírus no Ceará
subiu para 55. Já o número de casos sob investigação subiu de 259 para 766
entre esta quarta e quinta-feira. Já foram descartadas 118 notificações desde o
surgimento da doença no estado, no fim de janeiro. Os números são do boletim da
Secretaria da Saúde (Sesa) divulgado nesta quinta-feira (19).
Veja
as medidas:
Suspensão por 10 dias do funcionamento de bares, barracas
de praia, restaurantes, lanchonetes, templos e igrejas, museus, academias de
ginástica, feiras livres, lojas que prestem serviço de natureza privada,
galerias e centros comerciais,
Liberados os serviços de entrega por aplicativo.
As medidas restritivas não se aplicam a bares que funcionem
no interior dos hotéis e pousadas, desde que sirvam somente aos hóspedes;
Interrupção do funcionamento do metrô em Fortaleza, Sobral
e Juazeiro do Norte, a partir de 0h de sábado (21);
Fim das viagens intermunicipais, a partir da 0h de segunda
-feira (23);
Prorrogação do ponto facultativo para os servidores
públicos do estado até sexta-feira (27);
Barreiras nas divisas do Ceará com outros estados, para
fiscalização sanitária;
Suspensão das atividades do setor industrial até 29 de
março, exceto a produção de itens essenciais
Não
são afetados pela medida:
Estabelecimentos médicos e hospitalares;
Laboratórios de análises clínicas, farmacêuticos,
psicológicos;
Clínicas de fisioterapia e vacinação;
Distribuidores e revendedores de água e gás;
Distribuidores de energia elétrica;
Serviços de telecomunicação;
Segurança privada;
Postos de combustíveis;
Funerárias;
Padarias;
Estabelecimentos bancários;
Clínicas veterinárias,
Lojas de produtos para animais;
Lavanderias;
Supermercados;
O governador também pediu atenção de todos com os familiares
mais idosos, que estão no grupo de risco. "É fundamental o cuidado com os
idosos no Ceará. É o público mais vulnerável. Vamos proteger as pessoas acima
de 60, 70, 80 anos. A orientação é que só saiam de casa em extrema necessidade
e evitem que os seus avós, seus parentes mais velhos saiam de casa",
destacou.
G1 CE
Tags:
Ceará
