Petrobras reduz preço da gasolina em 15% nas refinarias a partir desta quarta
Mumbai
Ahmedabad
Medida
segue a queda do preço do petróleo no mercado internacional. - Foto: Reinaldo Jorge
A Petrobras anunciou nesta terça (24) novo corte no preço
da gasolina, em resposta à redução das cotações internacionais do petróleo em
meio à pandemia do novo coronavírus. Desta vez, a queda será de 15%. O preço do
diesel não será alterado.
É o oitavo corte no preço da gasolina em 2020 - o terceiro
em um período de doze dias. No ano, o preço de venda do combustível nas
refinarias da estatal acumula queda de 40%. O diesel, que teve sete cortes, já
caiu 29%.
Com a decisão anunciada nesta terça, o preço médio de venda
nas refinarias da estatal passará a R$ 1,1458 por litro, o menor valor desde
outubro de 2011, de acordo com levantamento feito pelo Centro Brasileiro de
Infraestrutura (CBIE).
Desde a semana passada, diante das perspectivas de redução
da demanda com as medidas de isolamento social para enfrentar a pandemia, o
petróleo Brent, referência global negociada em Londres, vem sendo negociado em
níveis do início dos anos 2000.
O repasse às bombas depende de estratégias comerciais de
postos e distribuidoras e de políticas tributárias dos estados. Segundo a
Petrobras, o preço de refinaria representa 27% do valor de venda da gasolina
nos postos.
O resto são margens de lucro e impostos federais e
estaduais. O ICMS, cobrado pelos estados, representa 30% do preço final e é
revisto uma vez a cada 15 dias, retardando o repasse ao consumidor dos
reajustes nas refinarias.
De acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás e
Biocombustíveis (ANP), o preço médio da gasolina nos postos brasileiros caiu
apenas 1,5% desde o início do ano -de R$ 4,555 na última semana de dezembro
para R$ 4,486 por litro na semana passada.
Com carga tributária menor, o diesel vem caindo mais nas
bombas. Entre o fim de 2019 e a semana passada o preço médio do combustível nos
postos passou de R$ 3,751 para R$ 3,586 por litro, redução acumulada de 4,4%.
Na segunda (23), a Federação do Comércio Varejista de
Combustíveis e Lubrificantes (Fecombustíveis) disse à reportagem que os postos
já vêm sentido queda no consumo após o início das medidas de isolamento social
em alguns estados brasileiros.
Em São Paulo, por exemplo, as vendas na quinta (19), foram
39% menores do que a média histórica para a cidade.
Fonte:
Diário do Nordeste
Tags:
Economia
