Secretaria Municipal de Saúde de Aurora atualiza casos suspeitos de coronavírus
Mumbai
Ahmedabad
Por
Henrique Macêdo
A Secretaria Municipal de
Saúde de Aurora (SMS) investiga, até a tarde deste domingo (22/3), 2 casos
suspeitos de infecção humana pelo novo coronavírus (COVID-19). Os pacientes, um
que veio do estado de São Paulo e outro da cidade de Fortaleza, estão aguardando
resultado de exames.
Os dois pacientes, que foram
atendidos em serviços de saúde da rede pública, apresentaram sintomas leves de
infecções respiratórias – febre, tosse, coriza, dor de garganta, dor no corpo,
dor de cabeça. Após avaliação médica, coleta de amostras para exames e
tratamento dos sintomas, foram orientados a permanecer em isolamento domiciliar
voluntário enquanto aguardam o resultado dos exames.
Os pacientes estão sendo
monitorados diariamente para acompanhamento da evolução do quadro de saúde.
Definição
de caso suspeito
A infecção respiratória é
causada por um novo vírus, portanto o comportamento e evolução dos casos está
sob constante monitoramento das autoridades nacionais e internacionais de
saúde.
Desde a última sexta-feira
(6/3) o Ministério da Saúde ampliou as regiões de viagem para considerar casos
suspeitos de infecção pelo novo coronavírus. A partir da data todas a pessoas
que chegarem ao Brasil vindas de países da América do Norte, Europa e Ásia e
apresentarem sintomas de infecções respiratórias como febre, coriza, tosse,
falta de ar, dor de garganta, nos próximos 14 dias após o retorno da viagem
devem ser considerados como casos suspeitos.
O
que fazer em caso de suspeita
As pessoas que retornam de
viagem em regiões em que já há confirmação de transmissão local da doença
fiquem alerta ao aparecimento de sintomas respiratórios nos próximos 14 dias
após o retorno. Caso apareçam a orientação é procurar um serviço de saúde
público ou privado.
Tags:
Aurora
