ZoyaPatel

Secretaria Municipal de Saúde de Aurora atualiza casos suspeitos de coronavírus

Mumbai

Por Henrique Macêdo

A Secretaria Municipal de Saúde de Aurora (SMS) investiga, até a tarde deste domingo (22/3), 2 casos suspeitos de infecção humana pelo novo coronavírus (COVID-19). Os pacientes, um que veio do estado de São Paulo e outro da cidade de Fortaleza, estão aguardando resultado de exames.

Os dois pacientes, que foram atendidos em serviços de saúde da rede pública, apresentaram sintomas leves de infecções respiratórias – febre, tosse, coriza, dor de garganta, dor no corpo, dor de cabeça. Após avaliação médica, coleta de amostras para exames e tratamento dos sintomas, foram orientados a permanecer em isolamento domiciliar voluntário enquanto aguardam o resultado dos exames.

Os pacientes estão sendo monitorados diariamente para acompanhamento da evolução do quadro de saúde.

Definição de caso suspeito

A infecção respiratória é causada por um novo vírus, portanto o comportamento e evolução dos casos está sob constante monitoramento das autoridades nacionais e internacionais de saúde.

Desde a última sexta-feira (6/3) o Ministério da Saúde ampliou as regiões de viagem para considerar casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus. A partir da data todas a pessoas que chegarem ao Brasil vindas de países da América do Norte, Europa e Ásia e apresentarem sintomas de infecções respiratórias como febre, coriza, tosse, falta de ar, dor de garganta, nos próximos 14 dias após o retorno da viagem devem ser considerados como casos suspeitos.

O que fazer em caso de suspeita

As pessoas que retornam de viagem em regiões em que já há confirmação de transmissão local da doença fiquem alerta ao aparecimento de sintomas respiratórios nos próximos 14 dias após o retorno. Caso apareçam a orientação é procurar um serviço de saúde público ou privado.  
Ahmedabad