Ceará registra três óbitos por Covid-19
Mumbai
Ahmedabad
Arte gráfica: Jeorge Farias
Em pronunciamento na tarde desta quinta-feira, 26, o
secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr.
Cabeto), informou que houve duas mortes por coronavírus (Covid-19) no Estado.
Logo após a transmissão ao vivo nas redes sociais, o número subiu para três.
Uma das vítimas foi um homem de 72 anos, que estava
internado na UTI do Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ) há cinco
dias. Hipertenso e diabético, ele morreu na manhã de hoje por insuficiência
respiratória. As outras pacientes eram mulheres com idade de 72 e 85 anos. Além
de testar positivo para Covid-19, elas apresentavam doenças crônicas. Ambas
foram atendidas em hospitais particulares. A Sesa ainda aguarda mais
informações das unidades sobre os óbitos. Os três residiam em Fortaleza.
Durante a transmissão, Dr. Cabeto reforçou a importância
das medidas de controle e prevenção da doença no Ceará.”Nós sabemos que temos
que proteger principalmente os mais vulneráveis. Não se trata simplesmente de
excluir o idoso em casa, até porque o jovem sai e volta para trabalhar. Então,
esse momento inicial [de isolamento] tem sido eficiente e nós temos acompanhado
de forma científica”, ressaltou o gestor.
Casos
confirmados no Ceará
Até quarta-feira (25), o Ceará registrou 211 casos de
coronavírus. 209 pessoas moram no Estado, uma em São Paulo e outra em
Uberlândia (MG). Fortaleza concentra a maior parte de ocorrências da doença
(196). Os dados constam no informe divulgado diariamente no site da Sesa
(link).
Além dele, a Secretaria irá publicar às quintas-feiras um
boletim com informações detalhadas acerca do cenário epidemiológico no
território cearense. O documento estará disponível no site da Sesa a partir das
18h.
Medidas
de prevenção e controle
O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do
Estado, implementou diversas medidas voltadas ao enfrentamento da Covid-19. As
ações têm como objetivo fortalecer a prevenção à doença e garantir um
atendimento de qualidade para a população cearense.
A Comissão Intergestora Bipartite do Ceará (CIB/CE) aprovou
os critérios de distribuição de recursos do Governo Federal para o Estado. A
resolução 13/2020 da CIB assegura o repasse de R$ 18. 356.726,00 para o
enfrentamento ao coronavírus . Liberado pelo Ministério da Saúde (MS), o
recurso está sendo usado na compra de insumos e no custeio de despesas.
Por meio da resolução 14/2020, a CIB também aprovou a
distribuição de R$ 25.998.669,23 para o combate à doença nos 184 municípios
cearenses. O recurso será distribuído com base no número de habitantes de cada
cidade em 2019, conforme levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
(IBGE). A previsão é de que a verba seja repassada pelo Ministério da Saude
nesta sexta-feira (27). Os repasses são resultado da articulação permanente do
Governo do Ceará com o Ministério da Saúde.
Assessoria
de Comunicação da Sesa
Tags:
Ceará
