Governador envia mensagem à Assembleia para acelerar aquisição de materiais e serviços para conter Covid-19
Mumbai
Ahmedabad
Foto: Edson Júnior Pio
Diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), todas as
medidas precisam ser tomadas a fim de reduzir o número de infectados e
assegurar o atendimento necessário aos que precisam recorrer ao serviço público
de saúde. Neste sentido, o governador Camilo Santana encaminhou mensagem para a
Assembleia Legislativa com o objetivo de que excepcionalmente nesse período de
emergência em saúde possa o Estado fazer aquisição de equipamentos e produtos,
assim como a contratação de serviços, específicos para a área da saúde, com
mais celeridade.
Na proposta encaminhada para aprovação dos deputados
estaduais o Governo do Ceará ressalta que a contratação desses bens e serviços,
pelo cenário excepcional e da gravidade que se está vivenciando, exige, acima
de tudo, dos gestores públicos, posturas comprometidas com a preservação da
vida da população. Desta forma, considerando que vidas precisam ser salvas, a
aquisição de equipamentos como respiradores, e a contratação de serviços
precisam acontecer de forma mais ágil possível.
A mensagem protocolada na Assembleia segue a Lei Federal n.
13.979, de 2020, editada recentemente pela União, que prevê, dentre outras
medidas emergenciais para a contenção do Covid-19, normas flexibilizando o
procedimento de dispensa de licitação para as compras e contratações dos
serviços que se fizerem necessários durante o enfrentamento da pandemia.
O governador Camilo Santana afirma no projeto que a
proposta é estabelecer, em âmbito estadual, um procedimento excepcional para
atendimento de demandas urgentes da saúde pública de todo o estado durante
situação de emergência decretada por conta do novo coronavírus. “Esse
procedimento terá seus efeitos restritos exclusivamente ao período de
emergência em saúde, só podendo se prestar à contratação de bens e/ou serviços
da saúde necessários ao enfrentamento da pandemia”, ressalta o governador na
mensagem.
Buscando conter ao máximo o avanço do Covid-19 em meio à
população cearense o Governo do Ceará decretou situação de emergência em todo o
território estadual, por meio do Decreto n. 33.510, de 16 de março de 2020. O
Estado tem apresentado uma série de medidas restritivas necessárias para
proteger o cidadão.
Dentre as providências adotadas para o enfrentamento da
situação, está a aquisição de diversos bens e insumos imprescindíveis ao
combate e controle da disseminação do novo coronavírus, como equipamentos para
as unidades estaduais de saúde indispensáveis ao tratamento de pacientes que
testaram positivo para a doença, bem como de diversos materiais necessários
para a proteção dos profissionais que trabalham no ambiente hospitalar.
Governo
do Estado
Tags:
Ceará
